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4 Dicas de Marketing para o seu salão de beleza ou barbearia

Apesar de uma grave crise econômica, o Brasil ainda ocupa a “modesta” posição de 9ª maior economia do mundo. No setor que interessa aos salões de beleza e barbearias, o Brasil é o terceiro mercado global de beleza, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Com um mercado tão grande é mais do que natural que a concorrência também seja enorme. Em 2012 o número de salões de beleza eram de 155 mil, hoje já são quase 600 mil, segundo o Sebrae. Naquela época (2012), enquanto a economia ainda estava em plena ascensão, havia um bom espaço no mercado para todos, no entanto, nas atuais condições, isso pode significar um grande risco para a sobrevivência do seu salão.

Se você não quer fazer parte da tenebrosa estatística do Sebrae que aponta que de cada 100 empresas abertas, 24 fecham as portas antes dos primeiros dois anos, então você com certeza deve investir pesado no seu marketing. Parafraseando Pompeia, “não basta ser bom, tem que parecer bom”, ou seja, não basta você oferecer um serviço de qualidade e superior aos seus concorrentes se a sua marca não atrai e não se relaciona com os clientes. Por isso, saber como fazer um bom marketing para o seu salão de beleza é fundamental para a sua sobrevivência.

Se você está interessado em trabalhar o marketing do seu salão de beleza ou barbearia, então segue nosso artigo:

#1 – Você sabe quem são os seus clientes?

Não basta apenas dizer “todo mundo que quer cortar cabelo” ou “todos que querem dar um toque na aparência”. Se você não sabe quem são seus clientes preferenciais, então você não irá conseguir direcionar suas campanhas de marketing, tão pouco irá ser capaz de criar uma identidade diferenciada para o seu salão de beleza ou barbearia.

Lembre-se que não basta ser bom, você precisa parecer bom. No novo modelo de Marketing 3.0, seus clientes não devem ser vistos como meros seres passivos que demandam serviços de empresas sem rostos, mas sim como seres humanos com necessidades inatas como o desejo de participação e protagonismo.

Em outras palavras, o sucesso de uma estratégia de marketing depende enormemente da empresa ser capaz de criar uma comunidade que inspire, inclua e reflita os valores de seus consumidores.

Do que eles gostam? Como gostam? Por que gostam? Qual a idade média do seu público? Por onde eles andam nas redes sociais? Onde moram? Qual sua renda média? Sobre o que conversam? O que andam lendo ou assistindo? Que lugares gostam de frequentar? Eles têm filhos? São pessoas com diplomas universitários?

Saber responder bem todas essas perguntas, te permite criar um canal de comunicação poderoso com seu público-alvo, bem como te auxiliará a direcionar suas campanhas de email marketing, Facebook ou Google Ads, Instagram, etc;

Então se você ainda não conhece seu público, sugerimos que pegue papel e caneta e comece a escrever a respeito de seus clientes.

#2 – Você tem presença nas redes sociais?

Hoje em dia, ter uma forte presença nas redes sociais não é uma questão opcional, mas obrigatória para a sobrevivência e crescimento de seu negócio. Existe apenas um motivo possível para você não investir em mídias sociais: se o seu público-alvo não acessa a internet. Se os seus clientes fazem buscas no Google, são usuários do Facebook, do Twitter ou do Instagram, ou se só abrem o navegador da internet apenas no trabalho, isto já constitui motivo suficiente para você garantir sua presença digital.

Mais do que utilizar como ferramenta para atrair novos clientes, as mídias sociais podem te ajudar a fidelizá-los: através de campanhas você pode oferecer descontos em sorteios ou promoções válidas somente para aqueles que seguem seu perfil nas redes. Você também pode divulgar fotos do seu trabalho, manter seus clientes atualizados das novidades em seu salão e até mesmo gerar um “buzz” nas redes com algum conteúdo interessante.

Além disso, cuidar de uma rede social não é difícil, muito pelo contrário, é fácil e barato – dependendo de suas condições, você não precisa ter custo algum com mídias sociais. Se precisar de mais dicas, ajudas e conselhos com o marketing do seu salão de beleza ou barbearia, entre em contato com a gente e solicite um orçamento de marketing. Nós iremos te preparar com as melhores armas disponíveis para campanhas de marketing bem sucedida. Se esse tema de interessa, leia também: Como os salões de beleza estão driblando a crise por meio das redes sociais.

#3 – Você produz conteúdo relevante?

Muitos empreendedores pensam que basta criar uma rede social para começar a ganhar seguidores, quase que de forma automática. Então, quando criam seus perfis e não conseguem obter retorno algum, desanimam, desistem e passam a achar que o marketing digital é só para os poucos que podem pagar por ele.

Ledo engano.

Você não precisa ser um expert em publicidade para conseguir atrair a atenção das pessoas para o seu negócio. Tudo que você precisa é saber pensar como o seu consumidor e tentar responder a seguinte pergunta: O que eu, se eu fosse o meu cliente-alvo, gostaria de ler ou ver na internet? Que tipo de conteúdo me atrairia?

Ver apenas as fotos dos cabelos das pessoas que o seu salão ou barbearia cortou não é suficiente para atrair o público, e tão pouco gera compartilhamentos nas redes sociais. É bom para exibir como portfólio e demonstrar a qualidade de seu trabalho, mas se você quer realmente alcançar as pessoas, você deve produzir algo que elas queiram ver. E a pergunta de 1 milhão de dólares que fará o seu negócio bombar nas redes sociais é exatamente esta, o que seu público deseja ver?

E mais do que produzir conteúdo que seu público deseja, você também deve fazer uma busca nas redes para saber se não há mais ninguém falando a respeito deste assunto. Você não precisa ser o primeiro a produzir conteúdo x ou y, mas definitivamente (pelo menos se deseja chamar mais atenção) precisa saber produzi-lo de uma maneira que ninguém o fez ainda.

Que tal falar sobre os cuidados que seus clientes precisam ter com o cabelo? Que tal fazer uma análise dos melhores cortes de cabelo para pessoas abaixo ou acima do peso? Por que não faz um artigo ou vídeo interessante a respeito das quatro piores marcas para tratar o cabelo?

Descubra o que seu público quer saber, desenvolva o conteúdo de maneira diferenciada e criativa e apresente às pessoas. O sucesso pode vir rapidamente. Fizemos um webinar muito interessante onde abordamos, entre outros temas, dicas de conteúdo no salão: 3 ações para transformar o marketing do seu salão.

#4 – Já pensou em usar aplicativos de celular?

Estar nas redes sociais e produzir conteúdo relevante é essencial para aumentar a visibilidade do seu negócio, mas você já pensou em chegar diretamente no celular das pessoas? E se um cliente novo pudesse te achar diretamente na PlayStore mais próxima? E se as pessoas pudessem agendar atendimentos diretamente pelo seu celular?

Isso seria incrível, certo? Daria um buzz enorme para o seu salão de beleza, todos iriam falar a respeito da facilidade de agendar atendimento e de encontrar o seu salão. Seria um sucesso de marketing, tudo o que você gostaria!

São inúmeros os benefícios que você pode encontrar ao utilizar aplicativos de celulares para o seu negócio, mas criar um aplicativo a partir do zero é extremamente caro – os valores de um programador “barato” no Brasil giram em torno de 10 a 15 mil reais dependendo do que será desenvolvido. Então por que não investir em um aplicativo pronto e perfeitamente adaptável para o seu salão de beleza?

Se você não conhece a One Beleza & Bem Estar, trata-se de um software para salões de beleza ou barbearia que permite a gestão completa de seu negócio. Através dele você pode obter dados gerenciais estratégicos a respeito do faturamento e da produtividade de seus funcionários, controle de estoques, contas a pagar e a receber, gerenciamento de filiais, registro do histórico geral de seus clientes e muito, muito mais.

A empresa MMtools, criadora do aplicativo para salão de beleza ou barbearia, recentemente fez uma palestra online a respeito de como o seu software, além de ajudar no marketing e gerenciamento dos salões, também permite um corte de até 63% nos impostos incididos sobre o salão de beleza ou barbearia. Você pode assistir esta palestra online clicando aqui.

E aí? Vamos colocar a mão na massa?

Agora que você aprendeu as quatro melhores estratégias para bombar o marketing do seu salão de beleza ou barbearia, está na hora de botar a mão na massa. Se precisar de qualquer ajuda, pode sempre falar conosco através de nosso formulário ou enviando uma mensagem nos comentários.

Mas e você? Qual estratégia você adota para divulgar o seu trabalho?

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