Rua Terra, 240 - Belo Horizonte - MG
+55 (31) 3243-4683

Como ganhar mais dinheiro no salão de beleza por meio de uma comunicação 360º

Todo salão de beleza quer aumentar a receita, isso é uma necessidade para quem quer expandir seu negócio, mas como fazer isso ?

Em primeiro lugar, você só consegue ganhar mais dinheiro fazendo seu cliente mais feliz. Por isso usar técnicas de Upselling pode te ajudar a fazer seu cliente Mega Feliz com seus serviços e consequentemente aumentar seus rendimentos.

Ok, mas como eu posso fazer minha cliente aderir meus planos, produtos e promoções? Ai é que entra a comunicação 360º…

Comunicação 360º | Salões de beleza Feminino

Veja bem, quando falamos do universo feminino estamos falando de cuidado, autoestima, sensibilidade, realização. O Psicólogo, Terapeuta e Escritor Alexandre Bez explica que a importância dos cuidados estéticos para a autoestima da mulher, veja no artigo. Ou seja, é uma coisa tão importante para a mulher que não podemos tratar apenas como um produto de nosso negócio, não estamos fazendo um simples penteado para um casamento, mas sim fazendo parte de um sonho, de uma história que ficará eternizada na vida dessa cliente. Entender esse ponto é fundamental para construir uma relação de confiança.

Confiança estabelecida? Compreensão da importância do seus serviços e produtos para seu cliente? Ótimo então vamos começar com sua estratégia 360º

logo salao de beleza cabeleireiroIdentidade Visual

O primeiro tópico para uma comunicação 360º é justamente definir sua identidade visual.
A sua identidade visual vai comandar toda sua comunicação, é ela que vai dar homogeneidade para todas seus móveis, peças publicitárias, decoração, redes sociais, uniforme, website, folders e etc…

Então pense na mensagem que você quer transmitir para sua cliente e peça para o seu Designer transpassar isso para uma identidade visual que use as cores, fontes e elementos que tragam a sensação desejada.

 

Uma faixada chamativa e adequada

Tenha uma faixada chamativa, mas tome cuidado para não usar cores e elementos que não tem nada a ver com sua comunicação. Por exemplo: Usar uma faixada vermelha para se destacar, enquanto que no seu logo, flyers, redes sociais não existe nenhum elemento vermelho. Pode ocorrer de um cliente que te viu nas redes sociais não encontrar seu salão por não “identificar” sua comunicação ou até mesmo achar que mudou de dono.

Outra coisa, não adianta ter uma faixada linda toda retrô e quando entrar no salão encontrar um outro tipo de visual seguindo um estilo totalmente diferente. Busque a homogeneidade sempre, não frustre seu cliente, seja consistente.

 

Ambiente

O ambiente é um canal de comunicação, acredite você ou não, e é observando o ambiente do seu salão de beleza que o usuário vai entender se está alinhado com seus desejos ou não.
Por isso é muito importante manter o local organizado, limpo, bem iluminado e principalmente inserir elementos que conversem com a identidade visual do salão.
Os móveis e acabamentos são peças cruciais para esse fim, então veja com seu designer de interiores e arquiteto quais materiais combinam mais com a comunicação que você definiu.

Uma dica muito útil é pedir feedbacks para seus clientes sobre  que os faria mais felizes durante o tempo em que passa dentro do salão.

As barbearias temáticas por exemplo apostam fortemente em decoração rustica, mesas de bilhar, videogames e até fliperamas para tornar a experiência dentro do salão cada vez mais prazerosa.

 

Redes sociais

Não precisamos nem dizer que estar presente nas redes sociais é quase que uma obrigação, já que mais de 70% da concorrência já está presente e interage frequentemente com seus clientes através dessa plataforma.

Porém é muito importante que suas redes socais sigam o mesmo padrão de seu ambiente, faixada e identidade visual. Seja criterioso, evite mudar de fontes, cores e elemtos, vamos dar um exemplo bem simples: “Coca-cola” , aposto que nem precisei inserir uma imagem aqui para vir na sua cabeça o formato da garrafa e a tipo de letra que a coca-cola usa em seu logo, você precisa de consistência para permanecer na cabeça de seus clientes.

Quando postar alguma promoção faça em todas suas redes sociais, mas no mínimo poste em seu Instagram, Facebook e Google Plus (o google plus, apesar de não haver tantas pessoas interagindo, ele ajuda você nas buscas do google, por ser mais indexado que as outras redes sociais)


Site para salão de belezaSite do salão de beleza

Quanto você gasta com o aluguel do seu ponto comercial? Uns R$ 1.500; R$ 2.000? Se for em São Paulo, dependendo do lugar conheço alguns salões de clientes que pagam até R$ 15.000 por mês, mas é claro que o lucro compensa isso tudo. Mas e se você pudesse ter mais um ponto comercial, por um valor muito mais barato e que funciona-se 24 horas por dia e ficasse aberto 7 dias por semana? Parece loucura, mas ter um site hoje é como ter um ponto comercial em uma avenida onde passam bilhões de pessoas por dia.

Isso mesmo ter um site hoje é tão importante como ter seu ponto comercial. A sociedade como um todo adquiriu novos comportamentos de consumo, é muito comum pessoas pesquisarem salões de beleza pelo Google antes de sair procurando na Avenida, isso porque querem ver se o salão é conhecido, se tem boas referencias e comentários positivos. Ter um site é fundamental para aparecer para esses possíveis novos clientes, por isso ele não poderia ficar de fora dos componentes de uma comunicação 360º.

Veja mais sobre sites funcionais para salões de beleza e barbearias.

Email Marketing

Geralmente salões de grande porte usam esse tipo de estratégia de marketing para fidelizar e aumentar suas vendas, mas é um cuidado muito especial que toda cliente merece.

Vejamos um exemplo: A cliente recebe um e-mail marketing do salão chamando-a pelo nome e agradecendo-a pelo 1 ano como cliente do salão de beleza X, e como presente ela ganha um serviço gratuito. Com toda certeza ela vai se sentir cuidada, lembrada e muito importante para os profissionais que cuidam da beleza dela. Isso vai fidelizar ainda mais essa cliente e com toda certeza ela vai indicar o salão e fazer mais de um procedimento estético.

Quer conhecer mais sobre essa ferramenta poderosa?
Veja 13 dicas sobre e-mail marketing para salões de beleza e barbearias.

folheto para salãoPapelaria

Quando falamos de papelaria precisamos englobar todos os impressos, banners, flyers, cupons, cartão fidelidade, papel timbrado, adesivos, cartazes, enfim… Tudo que você fizer e precisar ser impresso deve seguir rigorosamente um padrão determinado pela sua identidade visual. Isso é agradável, ajuda a criar uma relação com a cliente e tornar a experiência muito agradável, pois ela associa a qualidade da sua comunicação com os serviços prestados. Isso mesmo, uma boa comunicação pode causar a impressão dos seus serviços serem superiores. É um diferencial de alto impacto.

 

Ta, mas como vou ganhar mais dinheiro com tudo isso?

Simples, você está tornando a experiência da sua cliente mais agradável e isso vai deixa-la mais feliz com os seus serviços. Ela entende que vocês tem um relacionamento e a partir daí, vai confiar em suas indicações para cuidar mais de sua beleza.

É essa a hora do check-mate!

Conveniência é a palavra-chave. Você conhece sua cliente, tem uma relação legítima e com toda comunicação jogando a seu favor você tem 80% mais chances de conseguir um Upselling de sucesso.
Com tudo que você sabe sobre sua cliente é hora de oferecer produtos que, apesar dela poder comprar em qualquer outro lugar (até por um valor mais conveniente), ela vai preferir comprar da sua mão levando em conta a confiança e o relacionamento estabelecido.

E mesmo que de forma subconsciente, um dos grandes responsáveis é a comunicação 360º que a acolheu e emitiu mensagens de todas formas possíveis dizendo: “Esse é um salão de excelência, com profissionais excepcionais, É aqui é onde esqueço dos problemas, onde fico mais bonita, onde me sinto bem cuidada, onde tenho contato real com pessoas reais e de confiança.”

Concluindo pessoal, defina os objetivos e metas do seu negócio, escreva a mensagem que você quer transmitir para os seus clientes e comece a estruturar sua comunicação 360º para ganhar aumentar cada vez mais o ticket médio do seu salão ou barbearia.

Espero que o artigo seja de grande valor para vocês!  Até o próximo post 😉

Related Posts

Leave a comment

mautic is open source marketing automation