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13 DICAS DE E-MAIL MARKETING PARA SALÕES E BARBEARIAS

Há alguns anos atrás a maioria dos marketers determinavam a morte do e-mail marketing, isso porque acreditava-se que a plataforma não acompanharia o incrível boom das redes sociais e aplicativos.

Contudo, em vez de sumir como dizia a profecia, o e mail sofreu uma reviravolta incrível devido a mudança no comportamento do consumidor e hoje é um dos canais mais efetivos na geração de leads e vendas on-line. De acordo com o relatório internacional realizado entre 2012 e 2015 pela National DMA email report, o percentual de marketers que consideram o e-mail marketing uma ferramenta extremamente importante para cumprir as metas de negócio pulou de 89% para 93%.

De quase morto para uma das ferramentas que mais geram resultados, mais de 70% das empresas estão planejando investir em estratégias de e-mail marketing em 2017.

Veja também: Porque investir em Marketing Digital

Eai, seu salão de beleza ou barbearia já utiliza essa ferramenta incrível para oferecer uma experiência continuada de seus produtos e serviços? Bom, se sim ótimo! Mas você deve saber de algumas coisinhas que podem ser determinantes no sucesso de sua campanha de e-mail marketing.

Objetivo

Antes de começar a criar seu e-mail, você precisa ter em mente um objetivo que esteja alinhado com as estratégias de marketing do seu salão ou barbearia.
Possíveis objetivos:

  • Atrair novos clientes para o salão ou barbearia

  • Aumentar frequência no salão de beleza

  • Aumentar o ticket médio do salão ou barbearia.

    Com base no objetivo do seu salão ou barbearia você pode seguir as melhores práticas abaixo para criar um poderoso email marketing

A Anatomia de um e-mail marketing de sucesso

1. UM ASSUNTO DE EMAIL CLARO, ATRAENTE E RELEVANTE.

Mais de 1,9 bilhões de e-mails são enviados todos os dias. Para se destacar, você precisa criar um assunto de e-mail que desperte a atenção do seu público, para eles clicarem e lerem o conteúdo,caso contrário o seu empenho em elaborar um E-mail Marketing Poderoso não vai adiantar. Por isso o mais importante é fazer o destinatário receber e abrir esse e-mail 😉

Vá direto na necessidade do seu cliente: Em uma rápida conversa no salão já conseguimos descobrir inúmeras necessidades, desejos e medos que as clientes exprimem durante o tratamento.

Ter essas informações em mãos é uma valiosa fonte de inspiração para você escrever um assunto de e-mail que realmente desperte o interesse.

Check list para um bom assunto de e-mail:

  • Personalize: Considere em alguns momentos, utilizar o nome da cliente no assunto do e-mail. Isso gera empatia e aumenta significativamente as chances de seu e-mail ser aberto
  • Dê comandos: Instigue o leitor a clicar usando palavras de impacto que o forcem a executar alguma ação. Isso ajuda a conduzir melhor o leitor para a conclusão de nossas metas com o e-mail. Ex: Baixe, inscreva-se, assista
  • Seja claro: Quanto mais direto você for melhor, às vezes na intenção de demonstrar um domínio elevado do português e termos técnicos você acaba deixando de passar a mensagem que poderia ser transmitida com mais velocidade utilizando poucas palavras.
  • Seja breve: Textos muito longos não aparecem em todos dispositivos. Tenha cuidado, ainda mais se seu público for extremamente voltado para o mobile. Construa seu assunto do e-mail com no máximo 50 caracteres, isso vai fazer com que todos leiam o assunto por inteiro.
  • Seja consistente: O assunto do e-mail deve estar relacionado ao conteúdo do e-mail, caso contrário você não terá click rates, consequentemente nos próximos e-mail o leitor nem vai abrir, pois ouve uma quebra de confiança e posteriormente a chance dele pedir pra sair da lista de contatos é maior. Não seja como um politico corrupto, se prometer no assunto, cumpra no conteúdo.
  • Evite cair como spam: Emails que enviam vírus dependem muito de determinadas palavras para aumentar suas taxas de abertura. Para evitar a frustração dos usuários, os provedores de e-mail habilitam filtros anti-spam para emails contendo certas palavras. Por isso em e-mail marketing deve se tomar cuidado com palavras como: Promoção, clique aqui, compre agora, dinheiro e etc…O uso de uma linguagem muito comercial pode levar você para a caixa de spam também.

2. PESSOA REAL COMO REMETENTE

O nome colocado no remetente pode ter grande impacto na abertura de e-mails. Estudos afirmam que as empresas que são impessoais e utilizam um nome genérico para disparo de mails, obtém menos retorno em suas campanhas de e-mail. Já aquelas que utilizam um nome como “Marina Cabral” torna o e-mail quase que pessoal, afetando diretamente a taxa de abertura dos emails. O segredo aqui é mesclar nome + empresa por exemplo: De:“Marina Cabral, Skills Brasil

Email Profissional: Use um e-mail profissional com seu próprio domínio. Isso transmite mais credibilidade e confiabilidade para o envio de e-mail marketing e até para meios impressos como cartão de visita.

Por exemplo:<mariane.cabral@seudominio.com.br >

3. O LOGO DO SEU SALÃO

A presença do logo é fundamental para reforçar o branding em todos os canais de comunicação do seu negócio. Isso não é diferente quando falamos de e-mail marketing.

Mas não basta só inserir o logo e tudo bem. Seguir um manual de identidade visual durante a criação do e-mail marketing é de grande importância, isso porque você tem a chance de transmitir uma mensagem constante da marca em todos os lugares.

Tenha cuidado porque uma cor diferente, uma fonte inadequada ou uma combinação de elementos errônea, pode criar um ruido enorme na comunicação como um todo e prejudicar a percepção da sua marca para o cliente.

4. IMAGEM IMPACTANTE, ATRAENTE RELEVANTE

A imagem desde os tempos da pintura rupestre tem o poder de contextualizar e contar uma história sem precisar escrever uma só palavra. Por isso escolher uma imagem impactante, atraente e relevante pode gerar um engajamento enorme em suas campanhas de e-mail marketing.

Uma pesquisa dirigida pela Hubspot mostra que 65% das pessoas preferem e-mails que tenham imagens. Pessoas adoram imagens isso provavelmente se dá pela fácil assimilação que chega a ser 60,000x mais rápido que a informação em texto.

Pesquisa da imagem

Pesquisar imagens é uma arte que demanda tempo e persistência para encontrar uma imagem que seja adequada para a informação que deseja transmitir. Um cuidado importante ao pesquisar é se certificar de que não é uma imagem protegida por direitos autorais, isso pode levar até para brigas judiciais. Então vale a pena você investir em um banco de imagens, pois além da qualidade ser superior você não precisa se preocupar com ninguém a reclamando autoria de sua imagem.

Abaixo segue alguns sites interessantes para você pesquisar imagens livres de direitos autorais:

a) Pexels: https://www.pexels.com/

b) 500px: https://500px.com/

c) Freepik: http://www.freepik.com/

d) Fotolia: https://br.fotolia.com/

e) ShutterStock: https://www.shutterstock.com/pt/

Verificar a qualidade da imagem

A Resolução é uma questão extremamente importante, porque sempre que fazemos uma publicação estamos vinculando a imagem de nossa marca àquela imagem em específico, se ela não tiver “qualidade o suficiente”, dá a entender que nossa marca também não possui “qualidade o suficiente”. E isso nós não queremos.

Tamanho da imagem

Pense sempre como essa imagem irá responder na versão Mobile. Por padrão utilize sempre 600px de largura. É o tamanho ideal para funcionar em diversas telas.

5. CONTEÚDO PERSONALIZADO

Um conteúdo personalizado melhora e muito a taxa de click rates e esse número pode chegar até 14% a mais que os conteúdos não personalizados.

É fácil, você só precisa incluir um campo dinâmico no texto como:

ex: Oi {contactfirstname} tudo bem?

Esse campo na maioria dos softwares de automação de marketing está ligado à sua lista de contatos e quando você envia o campo {contactfirstname} é substituído por um nome ficando assim: ex: Oi Gabriel tudo bem?

Com esse pequeno recurso você já entra com vantagem em comparação à maioria dos emails que são enviados sem personalização alguma. Isso é muito comum em e-comerce mas agora as empresas que oferecem serviços também estão se aproveitando disso para melhorar seus resultados.

6. PROPOSTA DE VALOR E CONTEXTUALIZAÇÃO

Deixe claro as vantagens do que você está oferecendo logo no início. Liste almenos 3 características importantes que você sabe que seu público tem interesse e crie sua proposta de valor de forma que contextualize com tudo que virá no decorrer do e-mail.

Sua proposta deve ser breve e convincente, abaixo segue algumas diretrizes para te ajudar na elaboração:

Diga exatamente o que você esta oferecendo e cumpra com a oferta. Por exemplo: Baixe agora 5 imagens incríveis para utilizar em banners para o facebook. Quando o leitor clicar no link ele deve encontrar as 5 imagens prometidas e não 4 ou 20.

Incorpore estatísticas para enfatizar os problemas que seu produto resolve, por exemplo: “Segundo pesquisas do “órgão X”, homens que usam gel de cabelo tem até 80% mais chances de ficar carecas, veja como se prevenir. + CTA para o blog”. Certifique-se de que as estatística sejam reais e mencione a fonte para dar mais credibilidade.

Não confunda o leitor! Evite encher o e-mail de informações distintas ou extensas demais. O excesso de pensamento impede a pessoa de tomar uma decisão. Seja clean e objetivo e o resultado virá.

Estrutura das informações:

O caminho que gera melhores resultados é baseado em uma sequência lógica:

1) Assunto do e-mail: É o que vai fazer o destinatário abrir o e-mail

2) Preview text: É o texto que aparece logo abaixo na caixa de entrada. Faça um resumo da proposta de valor de forma não muito extensa e que seja complemento do assunto do e-mail e não uma cópia.

3) Branding: Sua marca deve estar presente, para que o leitor saiba de quem vem a oferta.

4) Uma imagem impactante: Chame a atenção e introduza o assunto mesmo antes que o leitor leia qualquer coisa no conteúdo do e-mail através de uma boa imagem.

5) Proposta de valor: Coloque de cara os benefícios da sua oferta

6) CTA: Logo após contextualizar, convide o leitor para uma ação, pois é um momento em que ele esta empolgado com os benefícios e há grande chance de baixar um cupom, ver um post e etc…

7. SEGMENTAÇÃO, PARA QUEM, QUANDO, ONDE, PORQUE E COMO?

Você provavelmente deve ter em sua lista de e-mail marketing uma quantidade de contatos enorme, ente eles você tem clientes, prospects, leads e contatos antigos.

Você não pode enviar o mesmo e-mails para públicos tão distintos, isso só iria gerar frustração para eles e péssimos resultados para você.

Mesmo que você tenha um produto novo e todos iriam adorar, a forma de fazer isso deve ser diferenciada para que você efetivamente proporcione para eles uma experiência de sucesso através do e-mail marketing.

Os benefícios de uma boa segmentação se dá tanto na abertura de e-mails, quanto em cliques e redução dos contatos que se desinscrevem. Então comece a segmentar seu público já:

Dados demográficos: Cor do cabelo, diagnóstico capilar, dados pessoais, idade, sexo, profissão, todos esses são dados importantes para gerar insigths para criação de conteúdo relevante em seus e-mails.

Criação de personas: Uma das melhores estratégias de marketing é o uso das buyer personas que te ajudam a descobrir quando, quando, onde e qual tipo de conteúdo desenvolver. Leia mais sobre

Siga os 5 W’s: A técnica dos 5 W’s consiste em elaborar questões para você responder a si mesmo. Essas perguntas vão te ajudar a segmentar sua lista, criar um conteúdo relevante e entender qual o melhor momento para enviar seu e-mail marketing. O termo 5 W”s se dá através das letras iniciais das seguintes palavras:

  • Who? (Quem?),
  • What? (O que?),
  • When? (Quando?),
  • Where? (Onde?),
  • Why? (Por que?)

WHO?

Para quem estamos criando esse e-mail marketing? Quais são suas necessidades desse cliente/usuário? Mesmo que você crie um bom conteúdo, se não for relevante para quem receber, tenha certeza de que não será lido.

WHAT?

O que enviar no primeiro e-mail? Só uma dica rápida! Não é apropriado enviar clique aqui e agende um procedimento logo de cara.

O Conteúdo criado vai depender muito do estágio do funil em que o lead se encontra, tendo essa informação em mão você pode criar um email 100% relevante.

Deixe claro o que o leitor deve fazer e o que ele vai ganhar com isso, por exemplo: Baixe o e-book completo de como montar uma apresentação de negócios, inscreva-se no blog e receba notícias sobre tendências de corte de cabelo ou baixe seu desconto.

WHEN?

Pense esta frase: Enviar a mensagem certa, para a pessoa certa na hora errada não vai trazer sucesso para sua campanha de e-mail marketing.

Entra ai a importância do monitoramento de seu cliente, você precisa saber com quem você está falando, quais são suas dores e em que estágio se encontra. Entender o comportamento do cliente é uma poderosa arma para criar conteúdos que vão te ajudar a cumprir suas metas de marketing.

WHERE?

Onde seu público irá ler seu e-mail? É um target voltado para o mobile?

Lembre-se, criar um e-mail marketing responsivo é extremamente importante para que sua mensagem chegue em todos os devices em que o cliente se encontra.

WHY?

Porque está enviando essa mensagem? Essa campanha é para o seu benefício ou para o benefício de quem recebe o e-mail? Veja que ninguém deseja abrir um e-mail que chega falando apenas da empresa e seus produtos. É cansativo.

Porém receber dicas, desconto especial e um lembrete de tratamento pode ser algo relevante para a cliente. Empatia é a palavra chave para criar um bom e-mail marketing.

Envie o e-mail e imagine-se recebendo essa mensagem. Você ignoraria, ficaria frustrado ou ficaria surpreso com a ótima experiência que a empresa está te proporcionando ao te enviar um conteúdo que realmente seja relevante? #ficadica

8. UMA CALL TO ACTION ( CTA ) CLARA E OBJETIVA

Uma chamada para ação ou “CTA” sigla vinda do termo em inglês,é um elemento extremamente importante para metas de conversão. Seja solicitando que a pessoa baixe uma oferta do salão, acesse o blog ou se inscreva em um formulário.

Segundo a MarketingSherpa’s Landing Page Optimization Survey, mais de 61% dos marketers dão valor à otimização de CTA para gerar taxas maiores de click.

Check list para uma CTA de alto rendimento:

Certifique-se de que a CTA seja um contraste, seja utilizando elementos de cor, texto ou formas. O importante aqui é ter destaque. O ideal é que ela se localize acima da dobra. Não sendo necessário rolagem, para evitar que o leitor saia antes de ser impactado pela CTA.

Contexto: Tente coloca-la logo após a proposta de valor oferecida no e-mail.

Dê comandos: O leitor é condicionado a tomar determinadas ações por meio de comandos. Mesmo que o conteúdo seja extremamente conveniente para ele, pode acabar não clicando na CTA por falta de um comando eficiente como: Baixe, cadastre-se, acesse, assita agora.

Verifique se sua CTA está aparecendo de forma adequada em todos devices e e-mail client. Isso porque dependendo do e-mail client como outlook e dispositivos como smartphones, ela pode sofrer uma alteração. Então revise, revise e revise novamente.

Alguns e-mail client interpretam apenas o texto de seu e-mail, por isso certifique-se de que sua CTA também aparece de forma legível e destacada nesta versão

9. LINKS PARA AS REDES SOCIAIS DO SEU SALÃO

Dependendo do tipo de negócio da sua empresa as redes sociais podem ser um canal de conversão muito bom e em alguns casos uma vitrine online altamente eficiente.

Não é a toa que o boom das redes sociais quase enterrou o e-mail, mas isso mudou de uns anos pra cá onde o e-mail se tornou um canal direto entre a empresa e o usuário, sendo fundamental na construção de um relacionamento saudável entre as partes. Ou seja, mais do que nunca integrar esses dois canais vem sendo uma necessidade para promover uma experiência continuada em todos canais de comunicação. Dai a importância de inserir os links das redes sociais.

Até porque você passou muito tempo para criar um conteúdo relevante para seus clientes, então de uma chance para que eles curtam sua página no facebook, te sigam no instagram ou se inscreva no canal do youtube. Assim suas mensagens vão se propagar de forma mais fluida por toda rede, além de reforçar a confiança de seus clientes que verão que você tem uma presença digital bem estruturada.

10. SEU ENDEREÇO FÍSICO, CONTATOS E LINK PARA O SITE

Existem algumas boas práticas necessárias para que seu e-mail não seja classificado como spam e uma que não pode faltar é inserir seu endereço físico, contatos e um link para o seu site. Isso porque os provedores de email levam em consideração que emails maliciosos não colocam esse tipo de informação.

Além disso você fortalece a confiança do seu cliente disponibilizando seu contato e um link para o seu site onde ele pode encontrar a politica de privacidade que deve mensionar em seus tópicos a proteção dos dados pessoais armazenados. Em outras palavras para você garantir uma entrega maior de seus e-mails esse passo é fundamental.

11. LINK PARA VERSÃO WEB DO E-MAIL

Por padrão a maioria dos sotwares de e-mail marketing já vem com esse recurso automático, mas caso não tenha, você precisa disponibilizar um link para uma versão web do seu e-mail.

O que acontece é que os chamados “e-mail client” como o outlook da Microsoft, tem formas diferentes de ler o layout de seu e-mail, por isso além de testar seu e-mail em dispositivos diferentes, você também precisa testar em “e-mail clients” distintos.

12. UNSUBSCRIBE – LINK PARA DESINSCREVER-SE

Ninguém quer que o contato se descadastre da lista de email, afinal de contas é muito dificil construi-la com qualidade. Porém esse é mais um item obrigatório para seu email não ser taxado como spam e acabar indo direto para a lixeira.

Não se preocupe, se você seguiu todos os passos até aqui, provavelmente não estará enviando uma mensagem irrelevante, sendo assim não haverá motivos para o contato se desinscrever. Então garanta que o link esteja em pleno funcionamento.

13. ESPAÇO EM BRANCO

Espaço em branco é legal!

Acredite e é fundamental para garantir uma boa leitura, sem ele as informações ficam amontoadas e a mensagem não é passada adequadamente.

Olhe o exemplo ao lado, você provavelmente processou de forma rápida a imagem e saltou direto para o botão. Sem se quer ler o conteúdo. Esse pode ser um grande motivo para o leitor não clicar no botão e sair do e-mail sem compreender a mensagem, mesmo que seja relevante.

Já neste exemplo, o uso do espaço em branco foi apliado de forma correta, dirigindo o olhar do leitor de forma leve entre todas as sessões.

Você também pode usar cores, tamanho de fonte, itálico e bold para dar mais dinamismo no texto. Bullet points também são bem vindos em algumas situações.

Valorize as informações através do espaçamento e prenda a atenção do leitor de forma que o conjunto fique harmonioso e legível.

CONCLUSÃO

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta para que você crie um relacionamento forte com seu cliente.

Pense nisso, nem 8% das empresas entregam uma experiência de alta qualidade para o cliente. E quando olhamos isso na perspectiva dos salões de beleza e barbearias, esse número é ainda menor. Sendo assim, você tem a oportunidade de se destacar e decolar seu negócio.

É muito comum a empresa tratar bem seu cliente quando estão vendendo ou prestando algum serviço, isso é parte do protocolo. Mas a experiência do usuário não começa quando ela entra pela porta da frente e não termina quando ela vai embora.

Devemos proporcionar uma experiência continuada trabalhando estrategicamente todos canais de comunicação e relacionamento, bem como, elaborar campanhas de E-mail Marketing de Sucesso para transformar seu cliente em fã.

Se você é usuário da One Beleza e Bem estar, você também pode configurar email marketing diretamente da plataforma, saiba mais clicando aqui.

Agora uma frase para fechar com chave de ouro:

“A revolução não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas. Acontece quando esta sociedade adota novos comportamentos!”

( Clay Shirky )

 

 

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